Leva-me mais longe

 
«Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos»

É com estas palavras de Jesus ressuscitado
que S. Mateus acaba o seu Evangelho.
Quem o diz é alguém que ouviu o próprio Jesus chama-lo pelo nome,
que experimentou o calor do Seu abraço,
que foi trespassado pelo fascínio do Seu olhar.
Ao acabar assim o relato da sua própria experiência
o Apóstolo introduz na minha vida uma dimensão surpreendente:
Deus permanece no tempo e caminha a meu lado.
Toda a estranheza da minha humanidade
ao saber-se reconhecida por Aquele que é o seu Senhor e o seu Deus,
esboroa-se diante desta certeza misteriosa de uma companhia  inesperada.
A potência transformadora de poder dizer convicto «Deus está comigo»,
muda tudo!
Porque Ele faz parte da minha circunstância, do meu instante,
do meu hoje e do meu amanhã,
ainda que dramaticamente me esqueça e me distraia,
por maior que seja a contradição das minhas palavras e dos meus gestos.
Cada vez que retomo a consciência deste facto
todo o meu ser estremece de vergonha e arrependimento,
de gratidão e de desejo de conversão.
Por isso Te peço Senhor: não deixes que me detenha,
mas leva-me, «leva-me mais longe»!

Rui Corrêa d’Oliveira

Comentários